Treinamentos

Consultoria
Ensaios não destrutivos
Inspeção
Lubrificação de cabos de aço
Treinamentos

Download panfleto

Os treinamentos abaixo podem ser realizados nas dependências do cliente “In Company” e também organizados de maneira independente em qualquer cidade do território nacional. Acompanhe as notícias sobre novas turmas independentes, quando houver, nos links abaixo de cada treinamento.

Elevação de cargas do gancho do guindaste para baixo

Objetivo: apresentar o conteúdo das normas técnicas da ABNT e Normas regulamentadoras do MTE para a correta especificação, operação e inspeção de cintas têxteis (NBR 17.883-1 e NBR 17.883-2), lingas de cabos de aço (NBR 13.541-1), correntes e seus acessórios (NBR ISO 15.516-1 e NBR 15.516-2). O treinamento aborda tipos construtivos, identificação e rastreabilidade, carga de trabalho, fator de segurança, carga de ruptura, formas de uso e suas características, ângulos de inclinação, centro de gravidade, pontos de fixação na carga, cuidados no manuseio e armazenamento, proteções para cantos vivos, vantagens e desvantagens de cada equipamento, além de outros temas relevantes.
Carga horária: 08 horas c/ emissão de certificados de participação individual.

Inspeção e manutenção de cabos de aço em pontes rolantes e guindastes

Objetivo: Transmitir o conhecimento das especificações de cabos de aço convencionais (6×7, 6×19, 6×25, 6×36, 6×41, 19×7), cabos de aço especiais compactados (8×26, 8×31, 8×36, 10×26, 35×7) tabelas de cargas de ruptura em conformidade com a norma NBR ISO 2408, abordando tipos de terminais (olhais dobrados ou trançados com sapatilho, tipos de soquetes e soquetagens, end stops), limite de carga de trabalho e carga de ruptura mínima efetiva, identificação, controle dimensional e conferência desde o recebimento (anotações do certificado), interação com tambores e polias (ângulos de desvio e tolerâncias dimensionais), as boas práticas de manutenção e uso seguro (lubrificação eficiente e sua influência na performance), assim como as práticas atualizadas de inspeções diárias e periódicas em conformidade com a NBR ISO 4309 com a identificação dos pontos críticos nos sistemas de enrolamento, nos tambores e canais de polias.
Carga horária: 08 horas c/ emissão de certificado de participação individual.

Amarrando a carga com segurança e em conformidade com a Norma ABNT e a resolução 552.

Objetivo: Atualizar e transmitir conhecimento aos usuários de sistemas de amarração de cargas abordando as normas ABNT NBR 15.883-1- Cálculo de Tensões, NBR 15.883-2 Amarração com cintas têxteis e catracas, EN 12.185-3 Amarração com correntes grau 8/grau 10 e seus tensionadores, assim como o conteúdo completo da resolução 552/15 e suas atualizações importantes para a manutenção da segurança da carga, dos motoristas, ajudantes e demais usuários das vias públicas. Permite aos participantes compreender e aplicar esses conhecimentos à legislação vigente, evitando infrações, incidentes, avarias e acidentes. O usuário será capaz de definir o tipo de amarração mais adequado à carga (vertical, direta e diagonal), conhecerá e saberá especificar os equipamentos de amarração, suas terminações, a rastreabilidade/identificação de cada peça além dos pontos de amarração no veículo de transporte em conformidade com a resolução 552/15. Há um foco especial nas técnicas de inspeções periódicas para cada tipo de equipamento (cintas e correntes) em conformidade com as normas técnicas.
Carga horária: 08 horas c/ emissão de certificado de participação individual.

smt1 chat bubble icon Dúvidas frequentes

Quais são os pontos trabalhados nos treinamentos?

Os treinamentos são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada empresa,visando sanar as principais dúvidas referentes ao assunto, e abordar o conteúdo técnico de amarração, elevação e transporte de cargas. 

Mesmo com possibilidade de alteração, um treinamento de elevação de cargas, por exemplo, no geral, apresenta uma estrutura que busca explicitar temas como:

  • Apresentação dos equipamentos;
  • Identificação e conteúdo das normas ABNT;
  • Termos e definições normativos;
  • Especificação dos equipamentos (cintas têxteis, cabos de aço, correntes e acessórios);
  • Tipos construtivos, acessórios e tolerâncias dimensionais;
  • Limite de carga de trabalho (LCT) e carga mínima de ruptura (CMR);
  • Reconhecimento da capacidade de carga;
  • Identificação e informações obrigatórias;
  • Instruções obrigatórias para uso e manutenção dos equipamentos;
  • Fator de uso (FU) – Carga de trabalho em cada forma de utilização;
  • Influência dos ângulos de inclinação na capacidade de carga;
  • Formas de utilização habituais;
  • Eslingas de 01 à 04 pernas;
  • Luvas de Proteção para cantos vivos;
Os treinamentos possuem certificado?

Sim, após o treinamento, emitimos o certificado e enviamos para a empresa no formato de preferência. Os treinamentos que oferecemos, permitem ao participante a obteção dos conhecimentos necessários para realizar a correta seleção, especificação, uso seguro e inspeção dos equipamentos de movimentação de cargas, compreender os métodos de cálculo dos ângulos de içamento, conectar os materiais de elevação na carga e controlar o içamento através dos sinais de comunicação adequados.  

Qual a duração dos treinamentos?

Os treinamentos são oferecidos em duas versões:  O básico com duração de até 4 horas e o completo com duração de até 8 horas.

Ao participar dos treinamentos, o profissional poderá aplicar todo o conhecimento adquirido na prática em seu dia a dia e melhorar os indicadores de qualidade e segurança com a redução do número de avarias e possíveis acidentes. 

Consultoria
Ensaios não destrutivos
Inspeção
Lubrificação de cabos de aço
Inspeção
Treinamentos

Download panfleto

Serviços e Consultoria