Segurança no transporte de cargas

SEGURANÇA NO TRANSPORTE DE CARGAS

A segurança no transporte de cargas é um assunto a ser levado muito a sério, pois pode envolver perda de vidas humanas, perda da carga, danos aos veículos, insatisfação do cliente e prejuízos na imagem da empresa responsável pelo transporte.

Há diversos pontos a serem observados, conforme a lei vigente, para a redução de riscos. Aqui trataremos da amarração de cargas como instrumento para a segurança no transporte de materiais. A amarração correta da carga ao veículo é um quesito contemplado pelas boas práticas de segurança no transporte de cargas. Esta prática consiste em prevenir movimentos da carga durante a operação, fixando-a ao veículo da maneira mais apropriada possível.

Para garantir a segurança no transporte de cargas com relação a este importante requisito, obviamente, o tipo de sistema de amarração da carga deve ser capaz de evitar que a carga seja arremessada para fora do veículo e impossibilitar que ela se mova e traga alterações na distribuição de pesos no veículo ou interfira em sua estabilidade.

As boas práticas de segurança recomendam que a carga seja fixada no veículo e que essa ancoragem possa suportar determinadas forças, em condições normais:

  • Para frente: 80% a 100% do peso da carga;
  • Para as laterais e traseira: 50% do peso;

Em linhas gerais, temos dois métodos principais para a fixação de cargas com a finalidade de aumentar a segurança no transporte de cargas:

Segurança no transporte de cargas
Segurança no transporte de cargas
  • Amarração vertical ou por atrito:  Os equipamentos de amarração são aplicados sobre a carga e através da força de compressão aplicada pelo usuário através do tensionador. Cria-se uma força resultante vertical para baixo e esta combinada com o coeficiente de atrito entre o piso do veículo e a mesma, bloqueia a possibilidade de movimento da carga.

 

  • Amarraçao Direta:  Os equipamentos de amarração são conectados diretamente em quatro pontos na carga e em quatro pontos de amarração na carroceria do veículo de transporte. Através de uma combinação de ângulos e do coeficiente de atrito, a carga fica imobilizada e sem possibilidade de deslocar-se.

Qualquer um destes métodos requer análise prévia de especialistas no assunto para o correto dimensionamento dos equipamentos e acessórios de fixação. A Amaração de Cargas é especializada nesta prestação de serviços e possui equipe técnica para suportar as demandas de seus clientes inclusive com a realização de visitas de campo.  Consulte-nos!

Você pode gostar…

Sistema de içamento

Sistema de içamento

O sistema de içamento é essencial para o planejamento de movimentação de cargas, agregando eficiência e rapidez ao processo.

Plano de movimentação de carga

Plano de movimentação de carga

Um plano de movimentação de carga é fundamental para que empresas realizem este processo sem nenhum tipo de risco ou interferência.

Logística

Logística

A boa logística de uma empresa faz a diferença na organização e entrega para o cliente, promovendo a qualidade do serviço.

Sistema de amarração de cargas

Sistema de amarração de cargas

O sistema de amarração de cargas é extremamente importante no cenário do transporte, evitando possíveis transtornos durante o trajeto.

Segurança na amarração de cargas

Segurança na amarração de cargas

A fixação correta de equipamentos e acessórios para movimentação de materiais é fundamental para a segurança na amarração de cargas.

Saco inflável para container

Saco inflável para container

O saco inflável para container tem se tornado equipamento de destaque no transporte de carga, evitando a movimentação de paletes e caixas.

Comente…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado por e-mail a cada nova publicação

Serviços e Consultoria