Lubrificação cabos de aço

LUBRIFICAÇÃO CABOS DE AÇO

Os cabos de aço podem ser usados para os mais variados fins, como serviço de estaiamento, cabos aéreos em teleféricos, pontes rolantes, guindastes portuários, offshore, locadoras de guindastes, entre outros. Contudo, enquanto exercem suas funções, podem ficar expostos a condições variadas de clima e substancias externas, como: sol, chuva, pó e agentes químicos , enfim, seja em ambientes internos ou externos, os cabos de aço estão sujeitos a diversas situações que podem acelerar sua deterioração. As condições pelas quais os cabos de aço podem ser submetidos, influenciam diretamente em sua performance. A relubrificação e a lubrificação de cabos de aço é extremamente importante e recomendada por todos fabricantes.

Existem diversas formas de se relubrificar os cabos de aço, sendo a mais eficaz aquela realizada sob pressão, onde o lubrificante é inserido no cabo em sua totalidade, expulsando o lubrificante velho, eventuais impurezas e umidade da alma, mantendo-o apto para mais um período de utilização. Ao realizar o processo de lubrificação de cabos de aço, além de prolongar a vida útil do cabo, garantirá uma segurança adicional contra possíveis acidentes.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR A LUBRIFICAÇÃO?

A lubrificação de cabos de aço é fundamental, como mencionado acima, para preservar a integridade do cabo e garantir maior segurança em seu funcionamento. Veja a seguir outros motivos para se investir nesse processo:

 

  • Desgaste: durante o processo de atuação, os cabos de aço podem sofrer desgastes devido a falta de lubrificação, pois sem a camada de lubrificante há um atrito maior entre o cabo e roldanas ou tambores, por exemplo. Desse modo, o lubrificante deve ser aplicado para evitar que haja uma atrito, e por consequência, o desgaste do cabo.
  • Corrosão: outro fator que pode provocar o rompimento de cabos de aço é a corrosão. Por muitas vezes os cabos de aço estão expostos a água, fluídos corrosivos, ácidos, ataque de ferrugem, entre outros. Nesse caso, o processo de lubrificação de cabos de aço é fundamental para protegê-los.
  • Fadiga: a fadiga do material é causada por movimentos repetidos, como flexão e tração, e certas vezes o rompimento acontece devido a isso.
lubrificação de cabos de aço
Para evitar que esses e outros problemas ocorram, e causem danos à integridade dos cabos de aço é importante realizar a lubrificação de cabos de aço da maneira correta.

O lubrificante que há no interior do cabo de aço tem a função de o proteger ao longo de sua vida útil. Sendo submetido a condições adequadas, o lubrificante continua realiando a proteção por mais tempo. Contudo há a possibilidade de realizar a lubrificação de cabos de aço enquanto ele exerce a função a qual foi designado.

É necessário identificar qual o lubrificante correto para cada tipo de cabo, e para avaliar é preciso levar em consideração alguns aspectos como: presença de umidade, limpezas, temperatura, influências corrosivas, entre outros.

A empresa Amarração de Cargas é especializada na criação de projetos, desenvolvimento de procedimentos operacionais, especificação, dimensionamento, inspeção de máquinas, execução de treinamentos e palestras para a cadeia logística, tanto para a elevação de cargas quanto para fixação.

Você pode gostar…

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Comente…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado por e-mail a cada nova publicação