Inspeção em cabos de aço

INSPEÇÃO EM CABOS DE AÇO –  GARANTIA MÁXIMA DE SEGURANÇA

A inspeção em cabos de aço é um processo extremamente importante, sempre realizada para garantir a segurança dos operadores, das cargas movimentadas e certificar e acompanhar a vida útil do equipamento. 

A metodologia do processo de inspeção em cabos de aço se baseia  na NBR ISO 4309 desde o recebimento do material até sua aplicação final. Além disso, todo o procedimento deverá ser realizado por um responsável qualificado e especializado na função, que analisará a atividade e exposição do cabo de aço e desta maneira, determinar a periodicidade das próximas inspeções.

A capacitação do operador visa garantir a segurança de todo o processo de inspeção em cabos de aço, certificando a qualidade na utilização do material até o final de sua vida útil, evitando assim gastos desnecessários e promovendo maior confiabilidade na utilização do material por todos os operadores.

A Amarração de Cargas atua no mercado brasileiro desde 2008, realizando o processo de inspeção de forma minuciosa, atendendo as mais rigorosas normas existentes do Brasil e em todo mundo. Toda a equipe da empresa está em constante atualização profissional, sempre buscando novas tecnologias para melhor atender seus clientes com as mais diferentes exigências.

Além do serviço de inspeção em cabos de aço, a Amarração de Cargas realiza consultorias técnicas, palestras e treinamentos referentes normas técnicas para amarração de cargas e seu transporte (rodoviário, marítimo e ferroviário), além de procedimentos de segurança, especificação e manuseio de equipamentos. 

INspeção em cabos de aço

METODOLOGIA DO PROCESSO

A primeira fase da inspeção em cabos de aço é verificar o número de arames rompidos, o que pode ocorrer por diversos fatores (abrasão ou fadiga por flexão), tanto nos arames externos quanto nos internos. Feito isso, ocorrerá a inspeção mais detalhada, onde o operador deverá observar as causas dos defeitos nos cabos de aço:

Inspeção em cabos de aço
  • Arames gastos por abrasão – causado pelo atrito do cabo, sob pressão, com os canais das polias e do tambor e pode ser acelerado por deficiências de lubrificação.  Mesmo sem a ruptura total do cabo, o seu desgaste reduz a sua resistência através da redução da área metálica, tornando seu uso perigoso.

 

  • Arames gastos por corrosão – diminui a resistência à tração através da redução da área metálica do cabo, além de acelerar a fadiga.

 

  • Deformações – ocorrem principalmente devido ao mau uso ou irregularidades no equipamento em contato com o cabo e ainda por métodos inadequados de fixação, no caso dos laços.

Você pode gostar…

Inspeção visual em cabos de aço

Inspeção visual em cabos de aço

Para evitar possóveis trastornos durante a movimentação de cargas, a inspeção visual em cabos de aço é fundamental.

Inspeção de olhais

Inspeção de olhais

A inspeção de olhais é um processo fundamental para que o equipamento trabalhe de acordo com as principais normas técnicas.

Inspeção de lingas de correntes

Inspeção de lingas de correntes

A inspeção de lingas de correntes faz parte de um processo minucioso que tem como principal objetivo evitar possíveis imprevistos em empresas.

Inspeção de eslingas

Inspeção de eslingas

Realizamos a inspeção de eslingas através de profissionais capacitados e preparados para atender todas as necessidades da sua empresa!

Inspeção de equipamentos de elevação

Inspeção de equipamentos de elevação

A inspeção de equipamentos de elevação é extremamente relevante para o segmento de movimentação de cargas, evitando possíveis acidentes.

Comente…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado por e-mail a cada nova publicação

Serviços e Consultoria