Inspeção de lingas de correntes

INSPEÇÃO DE LINGAS DE CORRENTES – ETAPAS E PROCEDIMENTOS

As lingas de corrente são acessórios de linhagem da carga, e são usados nas mais variadas aplicações no ramo da técnica de elevação. Elas se destacam pela flexibilidade e por uma alta resistência extrema. O seu peso próprio é relativamente elevado, porém é compensado pela utilização de materiais melhorados com a máxima resistência. Pensando sempre no melhor desempenho e no alto rendimento das lingas, recomenda-se realizar a inspeção de lingas de correntes. Deverá ser efetuada sempre por um profissional altamente qualificado (utilizando todos os equipamentos de segurança) a intervalos não superiores a 12 meses.

Vale ressaltar que o intervalo da inspeção de lingas de correntes deve ser menor, tendo em vista as condições de serviço. Se as mesmas lingas são utilizadas com muita frequência, em cargas muito grandes e pesadas, a inspeção deve ocorrer em um menos espaço de tempo.

Para manter esse controle e garantir a segurança de todos os operadores de movimentação de cargas, todo o processo de inspeção de lingas de correntes deve ser registrado e protocolado do início ao fim, em todas as etapas com a maior riqueza de detalhes possível.

inspeção de lingas de corrente

ETAPAS DAS INSPEÇÕES

 

  • Inspeção visual: consiste em localizar qualquer defeito exterior (deformação, amassamento, torção, fissuras, etc.).
  • Detecção de trincas: fase da inspeção de lingas de correntes feita com auxílio de partículas magnéticas Recomenda-se que seja feita a cada três anos.
  • Inspeção de desgaste e alongamento, realizada em três passos: Verificação do desgaste de diâmetro do elo da corrente; Verificação do alongamento plástico causado por sobrecarga, mais de 5% baseado no passo que é igual 3 vezes o diâmetro; Verificação do alongamento do passo causado por desgaste do diâmetro, através da fórmula ao lado.
Inspeção de lingas de corrente

 

  • Inspeção de acessórios: Quando a abertura do gancho estiver deformada ou desgastada em mais de 10%, o mesmo deve ser substituído. Cortes ou partes quebradas também implicam em substituição.
  • Registro: Os registros de inspeção devem ser feitos nas fichas de registro e também nas placas que ficam presas à linga, toda vez que o procedimento for realizado. A ficha de registro de inspeção de lingas de correntes vale como documento comprobatório em eventuais fiscalizações.
  • Manutenção e Certificação: consiste em reparar ou substituir componentes que apresentam defeitos. Estando os componentes em boas condições de uso, fornecemos um certificado que aprova a linga para que a mesma continue a ser utilizada.

Você pode gostar…

Inspeção visual em cabos de aço

Inspeção visual em cabos de aço

Para evitar possóveis trastornos durante a movimentação de cargas, a inspeção visual em cabos de aço é fundamental.

Inspeção de olhais

Inspeção de olhais

A inspeção de olhais é um processo fundamental para que o equipamento trabalhe de acordo com as principais normas técnicas.

Inspeção de eslingas

Inspeção de eslingas

Realizamos a inspeção de eslingas através de profissionais capacitados e preparados para atender todas as necessidades da sua empresa!

Inspeção de equipamentos de elevação

Inspeção de equipamentos de elevação

A inspeção de equipamentos de elevação é extremamente relevante para o segmento de movimentação de cargas, evitando possíveis acidentes.

Inspeção de correntes de içamento

Inspeção de correntes de içamento

A inspeção de correntes de içamento é fundamental para que a movimentação de cargas ocorra de maneira segura e eficiente.

Comente…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado por e-mail a cada nova publicação

Serviços e Consultoria