Inspeção de correntes de içamento

INSPEÇÃO DE CORRENTES DE IÇAMENTO DE CARGAS

Formadas por elos soldados, as correntes para içamento de cargas são acessórios que podem ser utilizados para diferentes finalidades de acordo com cada necessidade. A qualidade do aço utilizado em sua fabricação é indicada através do grau apontado em sua descrição (em geral grau 8, grau 10 ou grau 12), quanto maior o grau, maior a capacidade de carga e menor o peso do produto. Para garantir a segurança no processo de elevação de cargas e proporcionar o melhor desempenho de seus equipamentos, as empresas devem promover a capacitação de seus funcionários, assim como desenvolver um procedimento específico para manutenção, inspeção de correntes de içamento e descarte dos materiais utilizados para esse processo.

A inspeção de correntes de içamento é realizada em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes, como a NBR 15516-2:2013 – Corrente de elos curtos para elevação de cargas – Lingas de correntes – Parte 2: Utilização, manutenção e inspeção

A inspeção de correntes de içamento deve ser realizada por um profissional qualificado, já que o processo está diretamente ligado com a aprovação ou retirada do material de sua linha de trabalho. A capacitação do colaborador que executará a inspeção de correntes de içamento deve garantir a segurança da elevação e certificar que a utilização do material será feita da melhor maneira possível até o final de sua vida útil. Tudo isso é pensado para evitar gastos desnecessários e promovendo maior confiabilidade na utilização do material pelos usuários.

inspeção de correntes de içamento

MODALIDADES E FREQUÊNCIA

A inspeção de correntes e de outros materiais de elevação,movimentação e amarração de cargas são classificadas em 03 tipos:

inspeção de correntes de içamento
  • Inspeção Frequente: antes de cada uso e realizada pelo operador;

 

  • Inspeções periódicas: realizadas em prazo definido pela empresa e por pessoa qualificada e o registro é realizado;

 

  • Inspeções especializadas: realizadas por empresas contratadas em períodos de 6 meses ou 1 ano, com registro e baseadas 100% nas normas nacionais e/ou internacionais com envio de databook e assinatura do responsável técnico.

 

Você pode gostar…

Inspeção visual em cabos de aço

Inspeção visual em cabos de aço

Para evitar possóveis trastornos durante a movimentação de cargas, a inspeção visual em cabos de aço é fundamental.

Inspeção de olhais

Inspeção de olhais

A inspeção de olhais é um processo fundamental para que o equipamento trabalhe de acordo com as principais normas técnicas.

Inspeção de lingas de correntes

Inspeção de lingas de correntes

A inspeção de lingas de correntes faz parte de um processo minucioso que tem como principal objetivo evitar possíveis imprevistos em empresas.

Inspeção de eslingas

Inspeção de eslingas

Realizamos a inspeção de eslingas através de profissionais capacitados e preparados para atender todas as necessidades da sua empresa!

Inspeção de equipamentos de elevação

Inspeção de equipamentos de elevação

A inspeção de equipamentos de elevação é extremamente relevante para o segmento de movimentação de cargas, evitando possíveis acidentes.

Comente…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado por e-mail a cada nova publicação

Serviços e Consultoria