Amarração de cargas indivisíveis

DESENVOLVIMENTO DA AMARRAÇÃO DE CARGAS INDIVISÍVEIS

Carga indivisível é a carga que não pode ser dividida em duas ou mais partes para fins de transporte. Para efeito da legislação que trata da amarração de cargas indivisíveis, é considerado este tipo de material toda carga cujo peso e/ou dimensões ultrapassam os limites regulamentares.

Para o DNIT, conforme Resolução Nº 1, de 14 de janeiro de 2016, toda carga considerada indivisível, cujo transporte requeira o uso de veículos especiais com lotação (capacidade de carga), dimensões, estrutura, suspensão e direção apropriadas. São exemplos de carga indivisível; máquinas, equipamentos, peças, pás eólicas, vagões, transformadores, reatores, guindastes, máquinas de uso industrial, máquinas agrícolas, estruturas metálicas, silos, entre outros.

 

Para a legislação de trânsito e transporte, o conceito de carga indivisível só faz sentido quando a carga excede as dimensões regulamentares ou o seu peso requer o uso de veículos especiais. O transporte desse tipo de carga requer, geralmente, a utilização de veículos especiais e um projeto específico de transporte com base na legislação dos órgãos com jurisdição sobre a via e em respeito as limitações da infraestrutura.

O transporte deste tipo de carga requer condições especiais de trânsito, quanto à horários, velocidade, sinalização do veículo e da carga, acompanhamento por batedores, e outras medidas específicas de segurança nas estradas, bem como para segurança de propriedade de terceiros e da própria rodovia. Independente do peso e das dimensões, a amarração adequada de cargas indivisíveis é uma exigência legal e necessária para a segurança e a garantia da integridade da carga, do motorista, dos batedores e todos usuários das vias públicas. 

Amarração de cargas indivisíveis

FIXAÇÃO DE CARGAS UNITÁRIAS

A amarração de cargas indivisíveis abrange, em grande maioria, equipamentos já montados e maquinários com funcionamento assegurado. É necessário um serviço qualitativo e profissional, realizado por trabalhadores treinados e capacitados para este tipo de operação. Somos especializados na realização de cálculos dos esforços incidentes durante o transporte e na elaboração da especificação técnica dos equipamentos de amarração necessários para garantir a estabilidade e imobilidade da carga para que o transporte aconteça com segurança. Entregamos fichas técnicas completas com o procedimento operacional (passo a passo) para a realização da amarração de cargas indivisíveis.

Amarração de cargas indivisíveis

O equipamento transportado deverá possuir pontos de amarração específicos e que deverão receber os terminais dos equipamentos de amarração (ganchos, manilhas, entre outros). A resistência (capacidade de carga)  dos pontos de amarração no equipamento, assim como na carroceria deverá ser compatível com os esforços máximos atingidos durante o transporte em acelerações, curvas e frenagens. Temos que nos certificar que os pontos de amarração das carrocerias, em geral, conhecidos como olhais, estejam em perfeitas condições de conservação, devidamente inspecionados e que atendam a capacidade de carga calculada, com um fator de segurança mínimo de 2:1.

 

Para que a amarração de cargas indivisíveis seja desempenhada de forma profissional, é necessário que os colaboradores tenham o treinamento adequado com relação á todos os procedimentos operacionais e que também tenham um bom conhecimento das técnicas de inspeção e validação dos equipamentos de amarração. Entendendo todas as especificações técnicas que a fixação de cargas indivisíveis exige, a Amarração de Cargas oferece cursos, treinamentos e consultoria técnica, afim de tornar o processo menos complexo e indecifrável, afinal, é apresentado para os participantes desde as normas territoriais definidas até os processos de amarração, formas de transporte, métodos que garantam a estabilidade dos produtos e inúmeros outros itens que podem ser levantados pelos próprios ouvintes, garantindo um estudo completo que permite o desenvolvimento do serviço de forma adequada.

Você pode gostar…

Treinamento de amarração de cargas

Treinamento de amarração de cargas

O treinamento de amarração de cargas foi desenvolvido para profissionais dos setores de logistica e expedição de empresas fabricantes de bens.

Sistema de amarração de cargas

Sistema de amarração de cargas

O sistema de amarração de cargas é extremamente importante no cenário do transporte, evitando possíveis transtornos durante o trajeto.

Procedimento de amarração de carga

Procedimento de amarração de carga

O procedimento de amarração de cargas é imprescindivel para que funcíonarios realizem as devidas fixações de carga para movimentação.

Curso de elevação de carga

Curso de elevação de carga

CURSO DE ELEVAÇÃO DE CARGA: ELEVANDO A QUALIDADE DE SUAS MOVIMENTAÇÕES O curso de elevação de...

Comente…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado por e-mail a cada nova publicação

Serviços e Consultoria